E-book 100% gratuito

O Brasil Não Foi Colônia Tito Livio Ferreira

O Brasil Não Foi Colônia é o título de uma conferência proferida pelo historiador paulista Tito Lívio Ferreira na Sociedade de Geografia de Lisboa em 27/06/1957.

“A expansão portuguesa não foi, nem fruto do acaso, nem um feito político da Coroa ou de cortesão esforçados, antes a missão de uma Ordem iniciática.” Manuel J. Gandra

O Brasil Não Foi Colônia, longe de ser um título provocativo ou ingênuo, configura uma chamada de atenção, lançada em meados do século XX, que já na altura estava e, ainda está, na contramão da historiografia nacional, submetida à um pensamento marxista, árduo defensor de uma história republicana anômala, que privilegia as literaturas que se esmeram em “desmontar” a memória da monarquia portuguesa e, por conseguinte, do Brasil. Desafortunadamente, do outro lado do Atlântico, a historiografia nacional portuguesa enfrenta cenários de “desmonte” semelhante, embasados em fundamentos “aparentemente” distintos. As razões para isso são múltiplas, mas, sustentadas numa hermenêutica positivista, de saída, arbitrária e reducionista, sustentáculo das literaturas de compromisso que preferem ignorar a interrogar, sem penetrar a alma autêntica da terra e dos homens em busca de sua verdadeira essência.

Conteúdo adicional

Shopping Cart